sábado, 13 de maio de 2017

Resenha - "Triste Fim de Policarpo Quaresma" de Lima Barreto

Olá leitores que por algum motivo estão inciando a ler esse port, então eu sumi alguns dias pois na semana meu tempo é muito corrido e isso me impede de estar aqui no blog, porém essa semana eu terminei uma leitura muito interessante de mais um livro da literatura brasileira, o livro que falaremos hoje será "Triste Fim de Policarpo Quaresma" de Lima Barreto.
Essa obra de Lima Barreto expressa um dos pilares do que o autor defendia. Neste livro conhecemos, Policarpo Quaresma, um verdadeiro patriota sempre com seu espirito nacionalista que vive no Brasil República ainda em suas fase de recém-nascimento, saindo de um período monárquico e entrando em uma época onde muitos brasileiros sonham por um país melhor (só os com instrução ironicamente). E nesse contexto, Quaresma acaba que tentando realizar seus sonhos para a nação, mas acaba tendo sua utopia quebrada em um curto espaço de tempo. Não tem muito o que contar, você precisa ler o livro para saber o que acontece com nosso amigo patriota. Mas o que realmente me chama atenção à reflexão é que mais um vez Lima Barreto consegue de uma forma crítica e realista, sem esconder fatos, mas pelo contrário, mostrando-os sem medo, criar um personagem que traduzisse o perfil de muitos naquela época, e também a de hoje. Policarpo Quaresma nada mais é do que um cidadão que ama sua terra e acredita que ela seja perfeita para um bom desenvolvimento e outros sonhos patrióticos, mas acaba prejudicando-a pois não consegue ver quais os verdadeiros problemas que ela enfrenta. Se ele usasse todo o seu fervor e força em tentar diminuir problemas, que no contexto o nosso país possuía muitos e ainda possui, sem sombra de duvidas ele teria feito a diferença, mas não. Nosso país assim como muitas sociedades hoje, é cheia de quaresmas que são cegos pelo seu nacionalismo que impede de verem o que realmente é necessário ser feito e aonde. Ah e vale ressaltar, o fim desse livro bem triste para o nosso amigo.

Lima Barreto mais uma vez consegue de forma muito interessante perpassar a história falando de uma sociedade brasileira que já mudou muito, mas que continua tendo alguns dos muitos personagens retratados em sua obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário